Pablo Neruda

FICA PROIBIDO


Fica proibido chorar sem aprender, levantar um dia sem saber o que fazer ter medo de suas lembranças.
Fica proibido não sorrir aos problemas, não lutar pelo que você quer abandonar tudo por medo, não converter em realidade seus sonhos.
Fica proibido não demonstrar seu amor, fazer que alguém pague suas dúvidas e mau humor
.
Fica proibido deixar seus amigos, não tentar compreender o que viveram juntos, chamá-los apenas quando você necessita.
Fica proibido não ser você perante os demais, fingir ante as pessoas que no lhe importam,fazer graça para que se lembrem de você, esquecer as pessoas que lhe querem.
Fica proibido não fazer as coisas por você mesmo,não crer em Deus e fazer seu destino,ter medo da vida e dos seus compromissos,não viver cada dia como se fosse o último suspiro.

Fica proibido ter saudades de alguém sem ficar contente, esquecer seus olhos, seu sorriso, tudo porque seus caminhos deixaram de abraçar-se, esquecer seu passado e pagar-lhe com seu presente.
Fica proibido não tentar compreender as pessoas, pensar que suas vidas valem mais que a sua, não saber que cada um tem seu caminho e sua felicidade.
Fica proibido não crer em sua história, deixar de agradecer a Deus por sua vida, não compreender que o que a vida lhe dá, também lhe tira.
Fica proibido não buscar sua felicidade, não viver sua vida com uma atitude positiva, não pensar que podemos ser melhores, não sentir que sem você este mundo não seria igual.


(Pablo Neruda)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Relatório Oficina II -Profª Lucicleide

Escola Jesuíno Antonio D´Avila
Gestar II
Orientadora: Maria Perpétua
Disciplina: Língua Portuguesa
I Oficina: Tema: Tipo textual \ seqüência didática.

Relatório II

A oficina nos proporcionou mais uma reflexão sobre tipos, gêneros e seqüência didática.
Os professores analisaram o caderno de teoria e prática e elaboraram suas oficinas, pensando nos conteúdos dos seus laboratórios.
Alguns professores trabalharam diversos gêneros: Cartão postal, carta pessoal, receita, fábulas, e texto através de imagens, porem iremos focar mais nos tipos narrativos e descritivos, pois foram os mais estudados.
Os textos foram apresentados para as turmas, através de textos mimeografados, lidos e interpretados coletivamente, exercícios respondidos, etc., algumas imagens foram apresentadas por slides e as produções produzidas com a seqüência didática do professor.
O objetivo dessa atividade foi fazer o alunos ter mais acesso a diversos gêneros e tipos de textos orais e escrito, verbais e não verbais e perceber os inúmeros textos que o rodeiam e situá-los em uma reflexão de uso e produção a seu favor.
Os alunos participaram em massa com entusiasmo e dedicação, abusando da criatividade e produtividade.
O conteúdo mais focado foi a tipologia narrativa com descritiva, através de imagens, objetos e historias lidas inicialmente pelo professor e o aluno dava seqüência na continuidade da historia.
Professor e aluno usaram jornais, revistas, fotos, historias, exercícios xerocados, pincel e lousa.
As produções foram individuais, porém ouve argumentações orais na sala para o grande grupo.
A avaliação continua: participação, interesse, criatividade, contexto lexical e morfológico, como também o desenvolvimento do aluno.

Educadora de Apoio: Lucicleide Rodrigues Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário