Escola Jesuíno Antonio D´Avila
Gestar II
Orientadora: Maria Perpétua
Disciplina: Língua Portuguesa
I Oficina: Tema: Gêneros Textuais
Relatório I
O Projeto Gestar II, proposta do Governo Estadual de Pernambuco, para formação continuada de professores de Português e Matemática, está sendo realizada em Petrolina-PE.
A Escola Estadual Jesuíno Antonio D´Avila, localizada no bairro João de Deus, não poderia ficar de fora; dessa maneira foi aceito e abraçados por todos os docentes da área.
A escola organizou os horários, para disponibilizar os professores, com o intuito de uma participação em massa; e os resultados foram alcançados.
Os professores participantes são: Ana Maria Rodrigues, Maria Vilma, Anália, Lucicleide Rodrigues, Antonia Pereira, Rosimery, Marlene e Conceição; abordando a área de Língua Portuguesa.
A alegria e o entusiasmo foram surpreendentes a esperança renovada e uma luz de mudança e sucesso na educação.
Os encontros são realizados a cada quinze dias, no colégio João Barracão; que deste já agradecemos a disponibilidade do local e a boa receptividade de funcionários e alunado.
Foram estabelecidos dois orientadores do curso, em Português a educadora Perpetua e Matemática
Dessa maneira, os professores participam, debatem, trocam experiência, desabafam e produzem atividades relacionadas aos temas abordados no final da aula, orientados e encaminhados seguem com a dura tarefa de aplica as oficinas na sua turma laboratório.
A primeira oficina de Português estuda sobre o tema gêneros textuais.
No qual as professoras começam a ressaltar os diversos gêneros; muitos levaram pra sala uma diversidade de textos, fazendo o aluno a manusear e perceber que está cercado de gêneros textuais, e reconhecem como sócio-comunicativo no seu dia-a-dia.
Todas com base no material do próprio curso como: vídeo, livros e sugestões de outros professores participantes, já que o mesmo também visa discutir as experiências vividas durante sua vida acadêmica.
Com dinâmicas, debates, apresentações individual e coletiva, os alunos defrontaram as características semelhanças e diferenças de alguns gêneros e podem se identifica como usuário para facilitar seu processo comunicativo.
Suas produções foram criativas e divertidas, deste a escrita a oralidade até, mesmo por forma de desenhos, criação de cartazes, propaganda, etc. como mostra doc. Anexo.
Os professores estão de parabéns, driblaram o tempo e as dificuldades e com dedicação conseguiram êxito; dessa forma ganhou aluno e professores todos que necessitam de uma sociedade mais critica, criativa, responsável e produtivo no meio escolar.
Educadora de Apoio: Lucicleide Rodrigues Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário