Pablo Neruda

FICA PROIBIDO


Fica proibido chorar sem aprender, levantar um dia sem saber o que fazer ter medo de suas lembranças.
Fica proibido não sorrir aos problemas, não lutar pelo que você quer abandonar tudo por medo, não converter em realidade seus sonhos.
Fica proibido não demonstrar seu amor, fazer que alguém pague suas dúvidas e mau humor
.
Fica proibido deixar seus amigos, não tentar compreender o que viveram juntos, chamá-los apenas quando você necessita.
Fica proibido não ser você perante os demais, fingir ante as pessoas que no lhe importam,fazer graça para que se lembrem de você, esquecer as pessoas que lhe querem.
Fica proibido não fazer as coisas por você mesmo,não crer em Deus e fazer seu destino,ter medo da vida e dos seus compromissos,não viver cada dia como se fosse o último suspiro.

Fica proibido ter saudades de alguém sem ficar contente, esquecer seus olhos, seu sorriso, tudo porque seus caminhos deixaram de abraçar-se, esquecer seu passado e pagar-lhe com seu presente.
Fica proibido não tentar compreender as pessoas, pensar que suas vidas valem mais que a sua, não saber que cada um tem seu caminho e sua felicidade.
Fica proibido não crer em sua história, deixar de agradecer a Deus por sua vida, não compreender que o que a vida lhe dá, também lhe tira.
Fica proibido não buscar sua felicidade, não viver sua vida com uma atitude positiva, não pensar que podemos ser melhores, não sentir que sem você este mundo não seria igual.


(Pablo Neruda)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Relátorio da Oficina I - Profª Lucicleide


Escola Jesuíno Antonio D´Avila
Gestar II
Orientadora: Maria Perpétua
Disciplina: Língua Portuguesa
I Oficina: Tema: Gêneros Textuais

Relatório I

O Projeto Gestar II, proposta do Governo Estadual de Pernambuco, para formação continuada de professores de Português e Matemática, está sendo realizada em Petrolina-PE.
A Escola Estadual Jesuíno Antonio D´Avila, localizada no bairro João de Deus, não poderia ficar de fora; dessa maneira foi aceito e abraçados por todos os docentes da área.
A escola organizou os horários, para disponibilizar os professores, com o intuito de uma participação em massa; e os resultados foram alcançados.
Os professores participantes são: Ana Maria Rodrigues, Maria Vilma, Anália, Lucicleide Rodrigues, Antonia Pereira, Rosimery, Marlene e Conceição; abordando a área de Língua Portuguesa.
A alegria e o entusiasmo foram surpreendentes a esperança renovada e uma luz de mudança e sucesso na educação.
Os encontros são realizados a cada quinze dias, no colégio João Barracão; que deste já agradecemos a disponibilidade do local e a boa receptividade de funcionários e alunado.
Foram estabelecidos dois orientadores do curso, em Português a educadora Perpetua e Matemática
Dessa maneira, os professores participam, debatem, trocam experiência, desabafam e produzem atividades relacionadas aos temas abordados no final da aula, orientados e encaminhados seguem com a dura tarefa de aplica as oficinas na sua turma laboratório.
A primeira oficina de Português estuda sobre o tema gêneros textuais.
No qual as professoras começam a ressaltar os diversos gêneros; muitos levaram pra sala uma diversidade de textos, fazendo o aluno a manusear e perceber que está cercado de gêneros textuais, e reconhecem como sócio-comunicativo no seu dia-a-dia.
Todas com base no material do próprio curso como: vídeo, livros e sugestões de outros professores participantes, já que o mesmo também visa discutir as experiências vividas durante sua vida acadêmica.
Com dinâmicas, debates, apresentações individual e coletiva, os alunos defrontaram as características semelhanças e diferenças de alguns gêneros e podem se identifica como usuário para facilitar seu processo comunicativo.
Suas produções foram criativas e divertidas, deste a escrita a oralidade até, mesmo por forma de desenhos, criação de cartazes, propaganda, etc. como mostra doc. Anexo.
Os professores estão de parabéns, driblaram o tempo e as dificuldades e com dedicação conseguiram êxito; dessa forma ganhou aluno e professores todos que necessitam de uma sociedade mais critica, criativa, responsável e produtivo no meio escolar.

Educadora de Apoio: Lucicleide Rodrigues Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário