Pablo Neruda

FICA PROIBIDO


Fica proibido chorar sem aprender, levantar um dia sem saber o que fazer ter medo de suas lembranças.
Fica proibido não sorrir aos problemas, não lutar pelo que você quer abandonar tudo por medo, não converter em realidade seus sonhos.
Fica proibido não demonstrar seu amor, fazer que alguém pague suas dúvidas e mau humor
.
Fica proibido deixar seus amigos, não tentar compreender o que viveram juntos, chamá-los apenas quando você necessita.
Fica proibido não ser você perante os demais, fingir ante as pessoas que no lhe importam,fazer graça para que se lembrem de você, esquecer as pessoas que lhe querem.
Fica proibido não fazer as coisas por você mesmo,não crer em Deus e fazer seu destino,ter medo da vida e dos seus compromissos,não viver cada dia como se fosse o último suspiro.

Fica proibido ter saudades de alguém sem ficar contente, esquecer seus olhos, seu sorriso, tudo porque seus caminhos deixaram de abraçar-se, esquecer seu passado e pagar-lhe com seu presente.
Fica proibido não tentar compreender as pessoas, pensar que suas vidas valem mais que a sua, não saber que cada um tem seu caminho e sua felicidade.
Fica proibido não crer em sua história, deixar de agradecer a Deus por sua vida, não compreender que o que a vida lhe dá, também lhe tira.
Fica proibido não buscar sua felicidade, não viver sua vida com uma atitude positiva, não pensar que podemos ser melhores, não sentir que sem você este mundo não seria igual.


(Pablo Neruda)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Relatório III Profª Lucicleide

Gestar II Escola Jesuíno Antonio D´Ávila
Orientadora: Maria Perpétua
Disciplina: Língua Portuguesa
I Oficina: Tema: Gêneros e Tipos textuais


Relatório III


Esta oficina foi a primeira que fiz, nessa eu ainda estava em sala de aula, logo após que passei para Educadora de Apoio, porém faço questão de registrar minhas experiências e contribuir para esse estudo.
A sala laboratório é 7ª série “ D”, no turno vespertino e que possui 46 alunos, de classe baixa, e com muita dificuldade de aprendizagem, dificuldade essa que estamos trabalhando para ser superada e eles possam está no correto nível de série e turma.
Os textos escolhidos para o desenvolvimento dos trabalhos foram da página 36 a 42; os gêneros estudados são fábulas, prosas e poemas; optei por esses gêneros pela sua praticidade e encantamento de como aborda temas interessantes; e sua facilidade de acordo com a linguagem e reflexão simples, porém importante para o convívio no mundo atual.
Situação didática:
• Textos: A cigarra e as formigas – A Formiga boa e A formiga má;
• Leitura e interpretação dos textos;
• Pesquisa sobre La Fontaine e sua influencia sobre a vida de escritor Monteiro Lobato;
• Explicação teórica sobre cada gênero, e a intertextualidade que os envolvem;
• Exercícios;
• Debates; e
• Produção.

Os alunos tiveram a oportunidade de criarem sua própria versão de uma nova fábula – “Outra formiga”; produção escrita;
Além de trabalhar e desenvolver suas competências na oralidade com a prosa e poema lidos e relidos na sala de aula (Muito divertido); a métrica também foi estudada e analisada junto com as rimas, versos e estrofes.
O trabalho foi produtivo e muito prazeroso para todos os envolvidos.

Educadora de Apoio: Lucicleide Rodrigues Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário