Pablo Neruda

FICA PROIBIDO


Fica proibido chorar sem aprender, levantar um dia sem saber o que fazer ter medo de suas lembranças.
Fica proibido não sorrir aos problemas, não lutar pelo que você quer abandonar tudo por medo, não converter em realidade seus sonhos.
Fica proibido não demonstrar seu amor, fazer que alguém pague suas dúvidas e mau humor
.
Fica proibido deixar seus amigos, não tentar compreender o que viveram juntos, chamá-los apenas quando você necessita.
Fica proibido não ser você perante os demais, fingir ante as pessoas que no lhe importam,fazer graça para que se lembrem de você, esquecer as pessoas que lhe querem.
Fica proibido não fazer as coisas por você mesmo,não crer em Deus e fazer seu destino,ter medo da vida e dos seus compromissos,não viver cada dia como se fosse o último suspiro.

Fica proibido ter saudades de alguém sem ficar contente, esquecer seus olhos, seu sorriso, tudo porque seus caminhos deixaram de abraçar-se, esquecer seu passado e pagar-lhe com seu presente.
Fica proibido não tentar compreender as pessoas, pensar que suas vidas valem mais que a sua, não saber que cada um tem seu caminho e sua felicidade.
Fica proibido não crer em sua história, deixar de agradecer a Deus por sua vida, não compreender que o que a vida lhe dá, também lhe tira.
Fica proibido não buscar sua felicidade, não viver sua vida com uma atitude positiva, não pensar que podemos ser melhores, não sentir que sem você este mundo não seria igual.


(Pablo Neruda)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Relatório de Atividades

CURSO GESTAR II – LINGUA PORTUGUESA
TP3 – GENEROS TEXTUAIS
Unidade 10: Trabalhando Gêneros Textuais
Seção 02: Gênero Poético
Turma Trabalhada: 6ª série “D”

Relatório

O objetivo do trabalho desenvolvimento em sala de aula foi levar o aluno da 6ª série “D” a perceber as semelhanças ou as diferenças na organização e estrutura dos textos que circulam socialmente.
Ao chegar à sala de aula cumprimentei os meus alunos, fiz perguntas aos mesmos sobre o final de semana, depois li dois poemas para eles deixei os textos expostos para que eles observassem a estrutura dos mesmos. Pedi para que eles formassem grupos de três pessoas aí ficaram 10 grupos, formados na sala de aula, comentei com eles que sempre nos comunicamos pela linguagem verbal e o fazemos por meio de textos, e dependendo de como organizamos as informações nos textos, construímos diferentes gêneros textuais, embora não seja apenas a finalidade da comunicação que define qual o gênero adequado.
Depois fui entregando aos alunos envelopes com um material xerocado, notei que alguns ficaram observando curiosos quando os colegas estavam abrindo os envelopes. (nos envelopes continham alguns textos poéticos)
Expliquei para os alunos que um dos textos lidos por mim era um relato da vida real, de uma cidade grande, e que essa realidade vemos sempre na televisão e outro textos eram de Manoel Bandeira “O Bicho”. Os dois textos apresentavam semelhanças. A única diferença entre os dois está na linguagem figurada, conotativa, rica em sentidos. Foram apresentados aos grupos os textos e comentado com eles: lemos, debatemos e observamos o que havia em comum nos textos.
Ao tocar o sinal recolhi os envelopes, para dar continuidade na próxima aula, no dia seguinte entreguei novamente os envelopes aos mesmos, os notei mais interessados para terminar os trabalhos, faziam perguntas, conversavam entre si. Levei para sala uns balões para que eles produzissem com base no que já tinha visto sobre texto poético, um novo texto cujo tema seria SER FELIZ É...
Teve alunos que fizeram à leitura das frases contidas no livro didático eles próprios fizeram comentários para os outros colegas, teve muitas risadas por parte das outras equipes, mais não o intimidou, pedia silêncio aos colegas e continuava sua leitura, isso todos entusiasmados. Depois solicitei que eles falassem o que estavam achando do trabalho se foi fácil ou difícil produzir os textos, as respostas foram as mais diversas.
E assim as equipes produziram excelentes textos. Observei os mesmos anotando tudo àquilo que estava acontecendo e quando solicitada, eu tirava as dúvidas deles.
Houve um envolvimento total deles no trabalho escrito, foi muito proveitoso, no final fizeram uma reflexão sobre as produções feitas na classe.
Alguns tiveram a dificuldade de ler suas produções, por serem tímidos, então aconteceu de forma harmoniosa.
No final, fiz uma exposição dos textos produzidos na sala de aula.


Maria da Conceição Damasceno de Oliveira
Escola Jesuino Antonio D Avila

2 comentários:

  1. oi, parabenizo pela iniciativa do seu relatório.Seu trabalho foi maravilhoso! A forma como procedeu serviu para me ajudar na minha prática pedagógica!!

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  2. oi, parabenizo pela iniciativa do seu relatório.Seu trabalho foi maravilhoso! A forma como procedeu serviu para me ajudar na minha prática pedagógica!!

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