Pablo Neruda

FICA PROIBIDO


Fica proibido chorar sem aprender, levantar um dia sem saber o que fazer ter medo de suas lembranças.
Fica proibido não sorrir aos problemas, não lutar pelo que você quer abandonar tudo por medo, não converter em realidade seus sonhos.
Fica proibido não demonstrar seu amor, fazer que alguém pague suas dúvidas e mau humor
.
Fica proibido deixar seus amigos, não tentar compreender o que viveram juntos, chamá-los apenas quando você necessita.
Fica proibido não ser você perante os demais, fingir ante as pessoas que no lhe importam,fazer graça para que se lembrem de você, esquecer as pessoas que lhe querem.
Fica proibido não fazer as coisas por você mesmo,não crer em Deus e fazer seu destino,ter medo da vida e dos seus compromissos,não viver cada dia como se fosse o último suspiro.

Fica proibido ter saudades de alguém sem ficar contente, esquecer seus olhos, seu sorriso, tudo porque seus caminhos deixaram de abraçar-se, esquecer seu passado e pagar-lhe com seu presente.
Fica proibido não tentar compreender as pessoas, pensar que suas vidas valem mais que a sua, não saber que cada um tem seu caminho e sua felicidade.
Fica proibido não crer em sua história, deixar de agradecer a Deus por sua vida, não compreender que o que a vida lhe dá, também lhe tira.
Fica proibido não buscar sua felicidade, não viver sua vida com uma atitude positiva, não pensar que podemos ser melhores, não sentir que sem você este mundo não seria igual.


(Pablo Neruda)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

RELATÓRIO TP3 - UNIDADES 11 E 12

APRESENTAÇÃO

Segunda Oficina do GESTAR II acerca do TP 3 – Gêneros e Tipos Textuais.
No primeiro momento, foi feita uma orientação de como utilizar os TPs e suas respectivas seções.
Nessa oficina, foram trabalhadas as Unidades 11 e 12, com os seguintes objetivos:
Esperamos que depois de refletirmos juntos a respeito dos conceitos fundamentais de tipo e gênero, e de você realizar as atividades propostas para esta unidade, seja possível:
Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros;
Analisar seqüências tipológicas em gêneros textuais;
Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
No primeiro momento foi realizada uma leitura compartilhada do texto de Rubens Alves, intitulado “Gaiolas e Asas”, realizando a reflexão sobre o mesmo.
No segundo momento foram realizados os relatos de experiências das oficinas aplicadas nas salas de aula.
No terceiro momento foi realizada uma Dinâmica – Construindo sequências tipológicas a partir da leitura de imagem. O principal objetivo foi trabalhar os conhecimentos prévios dos professores sobre as sequências tipológicas.
No quarto momento foi realizada uma Exposição dialogada sobre Sequências Tipológicas, aprofundando o conhecimento do professor.
No quinto momento os cursistas analisaram as sugestões do Avançando na Prática das unidades 11 e 12 para elaboração da próxima oficina a ser aplicada.
No sexto momento foi solicitado como tarefa de casa aplicar uma da uma das sugestões do avançando na prática das unidades 11 E 12.
Após realização da atividade o cursista deveria registrar o processo de construção como parte do portfólio.

AVALIAÇÃO
O encontro foi avaliado positivamente. O grupo mostrou-se motivado, fato perceptível na apresentação das atividades realizadas.

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