Pablo Neruda

FICA PROIBIDO


Fica proibido chorar sem aprender, levantar um dia sem saber o que fazer ter medo de suas lembranças.
Fica proibido não sorrir aos problemas, não lutar pelo que você quer abandonar tudo por medo, não converter em realidade seus sonhos.
Fica proibido não demonstrar seu amor, fazer que alguém pague suas dúvidas e mau humor
.
Fica proibido deixar seus amigos, não tentar compreender o que viveram juntos, chamá-los apenas quando você necessita.
Fica proibido não ser você perante os demais, fingir ante as pessoas que no lhe importam,fazer graça para que se lembrem de você, esquecer as pessoas que lhe querem.
Fica proibido não fazer as coisas por você mesmo,não crer em Deus e fazer seu destino,ter medo da vida e dos seus compromissos,não viver cada dia como se fosse o último suspiro.

Fica proibido ter saudades de alguém sem ficar contente, esquecer seus olhos, seu sorriso, tudo porque seus caminhos deixaram de abraçar-se, esquecer seu passado e pagar-lhe com seu presente.
Fica proibido não tentar compreender as pessoas, pensar que suas vidas valem mais que a sua, não saber que cada um tem seu caminho e sua felicidade.
Fica proibido não crer em sua história, deixar de agradecer a Deus por sua vida, não compreender que o que a vida lhe dá, também lhe tira.
Fica proibido não buscar sua felicidade, não viver sua vida com uma atitude positiva, não pensar que podemos ser melhores, não sentir que sem você este mundo não seria igual.


(Pablo Neruda)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

RELATÓRIO DO TP 4 - UNIDADE 13

APRESENTAÇÃO


Terceira Oficina do GESTAR II acerca do TP 4 – Leitura e Processo de Escrita

1. Na primeira unidade foi trabalhado o conceito de letramento, que considera tanto a escrita como a leitura como práticas sociais e é a base para todo ensino a partir de textos. Desse conceito decorre a importância da discussão inicial do tema, mais abrangente do que a alfabetização, e em estreita relação com a cultura.
Nessa oficina, foram trabalhadas as Unidades 13, com os seguintes objetivos:

Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

No primeiro momento, foi feita uma orientação de como construir o portfólio como ferramenta que possibilitará uma avaliação formativa pelo fato de ele contribuir para que ocorra a aprendizagem do aluno e do professor e o desenvolvimento da escola. Foi ressaltada a importância de organizarmos as evidências de aprendizagem do aluno, por ele selecionadas e organizadas, para que ele próprio e o professor acompanhem seu progresso.

Em seguida, foi realizada uma leitura compartilhada do TP4 – PÁGINA 13 para reflexão.
Nesta unidade foram tratadas questões referentes à cultura letrada, ao modo coletivo de organizarmos e utilizarmos a escrita e às suas diferentes funções nas situações sociocomunicativas. O tema a ser desenvolvido é diversidade cultural: cultura, identidade e conflitos.

No terceiro momento, foi realizada uma oficina, retirada do TP4 – PÁGINAS 48, 49 com as seguintes proposições:
LER OS TEXTOS E RESPONDER AS QUESTÕES EM GRUPO:
a. Quais os gêneros textuais?
b. Qual a relação entre os textos?
c. Como você poderia utilizar esses textos em sua sala de aula?
d. Reflita sobre os materiais e procedimentos que você utiliza como auxiliares para a escrita de um texto. Descreva-os a seguir.

No quarto momento foi realizada uma exposição dialogada acerca de cultura, valores culturais, professor monocultural e professor multicultural e a relação da cultura e o letramento.
O quinto momento foi para socializarmos as atividades do “Para Casamomentos significativos em que o professor mostra os impactos do GESTAR II nas produções dos alunos.


AVALIAÇÃO
Os cursistas estão empolgados com as atividades que estão realizando na sala de aula e o nível das produções dos alunos.
Outro aspecto fundamental que o GESTAR II tem proporcionado é a cultura do grupo de estudo entre os professores. Essa interação tem possibilitado a discussão das oficinas e o planejamento coletivo.

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