Pablo Neruda

FICA PROIBIDO


Fica proibido chorar sem aprender, levantar um dia sem saber o que fazer ter medo de suas lembranças.
Fica proibido não sorrir aos problemas, não lutar pelo que você quer abandonar tudo por medo, não converter em realidade seus sonhos.
Fica proibido não demonstrar seu amor, fazer que alguém pague suas dúvidas e mau humor
.
Fica proibido deixar seus amigos, não tentar compreender o que viveram juntos, chamá-los apenas quando você necessita.
Fica proibido não ser você perante os demais, fingir ante as pessoas que no lhe importam,fazer graça para que se lembrem de você, esquecer as pessoas que lhe querem.
Fica proibido não fazer as coisas por você mesmo,não crer em Deus e fazer seu destino,ter medo da vida e dos seus compromissos,não viver cada dia como se fosse o último suspiro.

Fica proibido ter saudades de alguém sem ficar contente, esquecer seus olhos, seu sorriso, tudo porque seus caminhos deixaram de abraçar-se, esquecer seu passado e pagar-lhe com seu presente.
Fica proibido não tentar compreender as pessoas, pensar que suas vidas valem mais que a sua, não saber que cada um tem seu caminho e sua felicidade.
Fica proibido não crer em sua história, deixar de agradecer a Deus por sua vida, não compreender que o que a vida lhe dá, também lhe tira.
Fica proibido não buscar sua felicidade, não viver sua vida com uma atitude positiva, não pensar que podemos ser melhores, não sentir que sem você este mundo não seria igual.


(Pablo Neruda)

terça-feira, 16 de junho de 2009

RELATÓRIO OFICINA LIVRE - TP4 - UNIDADES 14, 15 E 16

APRESENTAÇÃO

A Oficina desse encontro foi Livre acerca do TP 4 – Leitura e Processo de Escrita 1
Foram trabalhadas as Unidades 14, 15 e 16 tendo como eixo o processo da leitura, o significado do texto, os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto.
Foram socializadas as atividades desenvolvidas pelos cursistas junto aos seus alunos.
As tarefas foram encaminhadas seguindo o roteiro abaixo:

TAREFA 1
ATIVIDADE INDIVIDUAL
Aplicar uma das atividades sugeridas no “avançando na prática” do tp4 ou no AAA, unidade 14 ou 15.

TAREFA 2
ATIVIDADE COLETIVA (uma ou duas escolas)
Ler a unidade 16 do tp 4
Produzir uma sequência didática para ser vivenciada por todos os professores participantes do gestar 2.
Realizar a atividade sugerida a partir da leitura do texto da página 185 (pode ser usado outro texto como base, se o grupo assim o desejar) ou a atividade sugerida no avançando na prática da pagina 182 (até a letra h);
o grupo deve escrever um texto coletivo descrevendo e refletindo sobre a experiência realizada e analisando os textos produzidos a partir das questões propostas na pag. 164.
o trabalho deve ser apresentado em power point na próxima oficina - 21/05/09

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A apresentação das cursistas aconteceu por escola e o relato do resultado em suas respectivas turmas.

Na apresentação, os cursistas dialogaram com as temáticas dos projetos culturais de suas escolas, utilizando nas produções dos diversos gêneros textuais produzidos pelos alunos.
Foram socializados os portfólios com as últimas produções dos alunos a partir das oficinas desenvolvidas na escola. Já se pode perceber, na fala dos cursistas, a técnica da reescrita como forte ferramenta para refletir sobre a produção de textos.

AVALIAÇÃO
Os cursistas estão empolgados com as atividades que estão realizando na sala de aula e o nível das produções dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário