Pablo Neruda

FICA PROIBIDO


Fica proibido chorar sem aprender, levantar um dia sem saber o que fazer ter medo de suas lembranças.
Fica proibido não sorrir aos problemas, não lutar pelo que você quer abandonar tudo por medo, não converter em realidade seus sonhos.
Fica proibido não demonstrar seu amor, fazer que alguém pague suas dúvidas e mau humor
.
Fica proibido deixar seus amigos, não tentar compreender o que viveram juntos, chamá-los apenas quando você necessita.
Fica proibido não ser você perante os demais, fingir ante as pessoas que no lhe importam,fazer graça para que se lembrem de você, esquecer as pessoas que lhe querem.
Fica proibido não fazer as coisas por você mesmo,não crer em Deus e fazer seu destino,ter medo da vida e dos seus compromissos,não viver cada dia como se fosse o último suspiro.

Fica proibido ter saudades de alguém sem ficar contente, esquecer seus olhos, seu sorriso, tudo porque seus caminhos deixaram de abraçar-se, esquecer seu passado e pagar-lhe com seu presente.
Fica proibido não tentar compreender as pessoas, pensar que suas vidas valem mais que a sua, não saber que cada um tem seu caminho e sua felicidade.
Fica proibido não crer em sua história, deixar de agradecer a Deus por sua vida, não compreender que o que a vida lhe dá, também lhe tira.
Fica proibido não buscar sua felicidade, não viver sua vida com uma atitude positiva, não pensar que podemos ser melhores, não sentir que sem você este mundo não seria igual.


(Pablo Neruda)

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

SEMINÁRIO DE LITERATURA


No dia 1º de outubro, nós, formadores do Gestar II de Língua Portuguesa em Petrolina/PE, realizamos um Seminário, cujo tema foi “Literatura para adolescentes”, tendo como objetivos:

1- Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes lêem;

2- Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;

3- Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

Os professores de Língua Portuguesa tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos literários, através das ricas explanações da Mestra Aparecida Brandão, que buscou na sua palestra levar os professores a uma viagem "Com Alice no País das Maravilhas" desde o campo dos conceitos até os dias atuais, como também, através da exposição dialogada, recheada de exemplos dinâmicos da professora especialista Flávia Maria de Brito, que apresentou o código imagético na obra literária.

Essa foi mais uma maneira audaciosa de trabalhar as unidades: 24 do TP6; 7 e 8 do TP2.